Morador registra B.O após árvore cair em cima de carro e casa em Artur Nogueira
Homem diz que tinha pedido para a árvore ser cortada; prefeitura diz que atendeu a solicitação de poda e corte
Da redação
Um morador de Artur Nogueira registrou um boletim de ocorrências e pretende acionar a Prefeitura da cidade na justiça, após uma árvore de grande porte cair em cima do seu carro e de sua residência. O incidente ocorreu na última sexta-feira (30), quando um temporal atingiu a cidade causando alagamentos no bairro São Vicente e transtornos em outros bairros. O morador alega que procurou a prefeitura para solicitar o corte da árvore, já que ela oferecia riscos. A Prefeitura diz que atendeu o pedido do morador e fez o corte e a poda da árvore.

Local que a árvore ficava
De acordo com o boletim de ocorrências registrado na delegacia de Artur Nogueira, o morador informou que mora na Rua Almerindo de Sá, em uma chácara no bairro São João dos Pinheiros e que no local, havia muitas árvores e que uma delas, estaria oferecendo riscos a sua integridade, tendo em vista que ela estava em frente à sua residência e que aparentemente, ela estaria oca.
O morador segue relatando que procurou a prefeitura por duas vezes para que funcionários fossem até o local para avaliar a árvore. Ele diz que funcionários foram até a sua residência e cortaram algumas árvores ao redor, mas segundo ele, os funcionários teriam dito que, naquela árvore que apresentava riscos, eles não podiam mexer.
Acontece que no dia 30 de dezembro, durante o temporal que atingiu a cidade, a referida árvore acabou caindo em cima do carro da família, um VW/Gol e danificou o muro, o portão e o telhado da casa.
“Minha esposa tinha acabado de chegar com meus filhos. Imagina se cai em cima deles, a tragédia seria maior. Eu só quero meus direitos, porque já tínhamos pedido para que essa árvore fosse retirada e não foi”, desabafou o morador.
Ele lembra que a situação no dia foi dramática, mas que felizmente ninguém ferido. “Nós começamos a tirar a árvore e só depois que a prefeitura chegou para nos ajudar”, disse ele.
A família teve o carro atingido, principalmente na parte traseira, o portão todo amassado e o telhado que teve que ter as telhas retiradas.

Portão da casa ficou danificado
Resposta da prefeitura
O Portal Nogueirense procurou a prefeitura de Artur Nogueira, que se manifestou por meio de nota. Disse que recebeu o pedido de uma moradora e que o serviço de corte e poda foi feito. Esclareceu que não cabe um pedido de indenização, já que atendeu à solicitação de corte e poda.
Confira a nota na íntegra
“A Secretaria de Meio Ambiente recebeu um Protocolo no dia 3 de novembro de 2022 da moradora E. P.
No documento era solicitado o serviço de poda de três (3) árvores e um (1) corte de árvore na Rua/Av B.L. Chácara Sossego, 1420 B, no bairro São João dos Pinheiros, área rural. O motivo, segundo ela, era que “a árvore estava morta com risco de cair sobre a fiação”.
Diante do pedido da munícipe, os funcionários técnicos foram verificar a situação das árvores no dia seguinte (4 de novembro de 2022). Após vistoria no local, foi constatado que uma árvore estava com sinais visíveis de danos fitossanitários no tronco. Além disso, ficou estabelecido que seria realizado o rebaixamento de copa das outras árvores do entorno.
Sendo assim, a Secretaria de Meio Ambiente autorizou o corte da árvore e deliberou que poderiam ser realizadas as podas. Dessa forma foi emitida a ordem de serviço e executados os mesmos.
Já no dia 2 de janeiro de 2023, o morador D. V. G. P. registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) referente a um acontecimento do dia 30 de dezembro de 2022.
Pessoalmente, ele apresentou o protocolo da moradora E. P. (descrito acima), o qual havia sido atendido em sua totalidade. Apesar desse fato, no B.O., o munícipe declarou desejo em ingressar com uma ação contra a Prefeitura.
O departamento jurídico do Poder Executivo Municipal esclarece que a indenização ou reparação só é devida quando se prova que a Administração tinha conhecimento de algum risco e nada fez. Porém, o que se vê é que a Prefeitura atendeu à solicitação de corte e poda.
Vale ressaltar também que a forte chuva do dia 30 de dezembro de 2022 foi algo acima da normalidade e da média natural, causando quedas de galhos e árvores de diferentes portes e espécies, e em vários pontos da cidade. Todos os órgãos responsáveis foram ativados para dar o apoio necessário às famílias, dentro da legalidade”.
O Portal Nogueirense segue acompanhando o caso.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.