Moradores de Artur Nogueira devem redobrar cuidados na prevenção da dengue
Cerca de 80% dos criadouros estão em residências; período chuvoso aumenta riscos dos criadouros
Da redação
Com as chuvas que atingem Artur Nogueira, os moradores devem redobrar cuidados com os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e Chikunguny. Por meio de nota, a secretaria de Estado da Saúde informou que realiza permanentemente ações de combate ao a, com apoio aos municípios, que são responsáveis pelo trabalho de campo para a prevenção à doença.
Em 2022, em todo o Estado de São Paulo, foram registrados 328 mil casos e 279 óbitos por dengue. Em 2021, foram 145,8 mil casos e 71 óbitos. Já em 2020 e 2019, respectivamente, foram registrados 194,5 mil e 412,6 mil casos e 144 e 284 óbitos.
A dengue é uma doença sazonal e que há meses do ano em que é possível observar uma alta na taxa de transmissão, além de ocorrer ciclos epidêmicos e interepidêmicos de um ano para outro.
De acordo com a Prefeitura de Artur Nogueira, quando há suspeita, a Administração Municipal orienta o morador a procurar o Posto de Saúde Familiar (PSF) mais próximo para avaliação de um profissional de saúde, onde é preenchida notificação e agendado a coleta de sangue.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Milena Sia Pierin, todos os casos confirmados e/ou suspeitos do município são recebidos pelo departamento que, por sua vez, os encaminha para os agentes controladores de vetor. Os mesmos são responsáveis por acompanhar caso a caso. “Quando há confirmação, os agentes vão até às casas desses moradores, onde é feito todo um trabalho de orientação aos familiares, incluindo distribuição de panfletos informativos. Os materiais também são entregues frequentemente nas escolas”, explica Milena. Ela frisa que em caso de dúvidas sobre sintomas ou procedimentos, o morador também pode se dirigir a um dos PSFs para esclarecimentos com os profissionais da saúde.Sintomas
De acordo com as autoridades de Saúde, os sintomas da dengue podem ser muito semelhantes aos da Covid-19. São eles: – Febre alta – Dores de cabeça – Cansaço – Dor muscular e nas articulações – Indisposição – Enjoos – Vômitos – Manchas vermelhas na pele – Dor abdominal (principalmente em crianças)Prevenção e cuidados
O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são:
– Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
– Retirar dos quintais objetos que acumulam água;
– Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
– Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso;
– Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. Ao apresentar os sinais e sintomas, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, é importante procurar.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.