Novas regras para motoboys entram em vigor a partir deste sábado
Motociclistas deverão possuir cursos e pilotar com equipamentos de segurança
Myllena de Luca
A partir do próximo sábado (4), quem exerce a função de mototáxi e motofrete precisará ter um curso de especialização para a atividade. A decisão foi tomada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os motofretistas e mototaxistas que não cumprirem as novas regras receberão penalidades: Multas que poderão chegar a R$ 191,54, apreensão da moto e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Sobre os cursos obrigatórios
Os cursos exigidos pelo Detran-SP e Contran possuem duração de 30 horas. No caso do mototaxista, o objetivo das aulas é preparar o profissional para a condução de transporte de pessoa. E o curso para aqueles que trabalham com motofrete visa preparar para a condução de transporte de pequenas cargas.
Requisitos para a inscrição
Para fazer o curso é necessário ter mais de 21 anos de idade, estar habilitado há mais de dois anos na categoria A e não ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada por crime de trânsito.
No momento da inscrição a pessoa precisa portar foto 2X2 recente e colorida, certidão original de prontuário do Detran, documento que deve ser retirado no Ciretran da cidade onde a CNH do condutor foi emitida, cópia da carteira de habilitação e certidão original de distribuição criminal, que deve ser retirada no fórum da cidade onde a CNH foi emitida.
Locais de realização do curso
Confira algumas cidades da região que possuem escolas cadastradas para oferecerem os cursos:
Campinas
Sest Senat – Avenida Comendador Aladino Selmi, 1395, Bairro dos Amarais.
Telefones: (19) 3746-3700 / 3746-3702
Fax: (19) 3746-3708
Limeira
Sest Senat – Via Anhanguera, km 150, Ag. Boa vista, Serrão.
Telefones: (19) 3451-1004 / 3451-8697 / 3451-7552
Piracicaba
Sest Senat – Rua Rossini Pinto, 200, Jardim Panorama.
Telefone: (19) 3426-9994
Fax: (19) 3426-9963
Equipamentos de segurança
Além do curso, é necessário que o motociclista use os seguintes equipamentos de segurança: Antena corta pipa, colete de segurança, protetor de perna, faixa refletiva para o capacete, faixa refletiva para o baú e faixa refletiva na lateral da moto.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.