Número de acidentes de trânsito cresce 15% em Artur Nogueira
Imprudência e aumento da frota são os principais motivos, diz secretaria
O número de acidentes de trânsito cresceu em Artur Nogueira se comparado o primeiro semestre de 2012 com 2013. De janeiro a julho do ano passado foram registrados 146 acidentes. Neste ano, no mesmo período foram registradas 168 ocorrências, um aumento que representa 15%, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Trânsito. Do mesmo modo, o município também registrou um aumento de 30% na frota de veículos no período de 12 meses.
O acidente causado com mais frequência em Artur Nogueira é aquele onde há a colisão entre dois carros. O segundo é a colisão entre motocicleta e carro. O terceiro, carro que colide em algum tipo de obstáculo, como muro ou poste de energia.
Embora o número de acidentes tenha aumentado, o secretário Municipal de Trânsito, Alcir Caetano acredita que a tendência é que os acidentes diminuam, uma vez que várias mudanças foram realizadas no trânsito de Artur Nogueira. “A implantação dos semáforos, que era uma solicitação antiga dos nogueirenses, foi finalizada há cerca de um mês, um período que já está fora desta estatística. Também mudamos vários sentidos das ruas e estamos melhorando a sinalização asfáltica e de placas. A maioria dos acidentes poderia ser evitada se as pessoas tivessem mais prudência e respeito às leis”, afirma Caetano.
Ainda segundo o secretário, outra mudança que promete melhorar o trânsito é a construção das ciclovias e ciclofaixas. “Diminuímos e muito o número de acidentes envolvendo bicicletas. Até há alguns meses atrás ocorria muitas colisões envolvendo ciclistas em vários pontos da cidade, principalmente na avenida XV de Novembro, com algumas mudanças neste local já diminuímos significantemente este número”, comenta Caetano.
O secretário ainda comenta que um trânsito seguro é tarefa e obrigação de todos. “Não adianta termos uma ciclovia, se o ciclista não a utiliza. Do mesmo modo que uma ciclovia não é feita para os pedestres. Semáforos foram implantados para serem respeitados. Podemos demorar um pouco mais para chegarmos ao nosso destino, mas garanto que chegaremos com mais segurança. A infração mais cometida em Artur Nogueira continua sendo motoristas que deixam de utilizar cinto de segurança, seguida de dirigir falando ao celular e estacionar em lugar irregular. Isso precisa mudar. Todos juntos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, podemos melhorar e muito o nosso trânsito. A Prefeitura está fazendo a parte dela, cabe aos nogueirenses fazerem as deles”, conclui o secretário.
Dia do Trânsito
Hoje, dia 25 de setembro, comemora-se em todo o território nacional o Dia do Trânsito, uma data para refletir sobre os deveres e direitos de todos os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A data foi escolhida devido a aprovação da lei nº 9.503, que implantou o Código Nacional de Trânsito, em 25 de setembro de 1997.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.