O que você já fez pela Aidan?
Hoje é o dia do Idoso, uma ótima oportunidade para você conhecer a assistência aos idosos desamparados de Artur Nogueira. Ela está precisando de você
Difícil não se emocionar com as pessoas e as histórias da assistência aos idosos desamparados de Artur Nogueira, a Aidan. Há 32 anos em atividade, a instituição abriga atualmente 30 idosos e muita história.
Fundada em 20 de novembro de 1977 pelo senhor João Capacle, a Aidan é uma instituição assistencial sem fins lucrativos que atende idosos acima de 60 anos, dependentes ou independentes, em situação de abandono, incapacidade familiar ou sem condições financeira de prover sua própria subsistência.
Atualmente a instituição não consegue atender todos os idosos que procuram assistência. Mais de dez pessoas esperam ser abrigadas. “Seria preciso duas Aidan’s para atender todos que precisam” afirma o presidente da instituição, Clóvis Adolfo Sievert.
O custo para manter um residente é alto, por volta de R$1.200 por mês. Dinheiro que não está disponível. Cada idoso contribui com a sua própria aposentadoria de forma voluntária, a maioria de um salário mínimo. Os governos municipal, estadual e federal ajudam com subvenção. Mesmo assim a entidade necessita de ajuda. “Aceitamos todo tipo de contribuição: comida, roupas e até mesmo dinheiro” comenta a assistente social, Tereza Fernandes.
Para complementar o deficit mensal, a diretoria executiva conta com o apoio de 25 casais voluntários, além de realizar bailes, bingos e almoços frequentemente.
A instituição prepara uma campanha para que cada pessoa possa doar seu cupom fiscal, obtido em compras de qualquer natureza, sem o CPF. “Qualquer um pode colaborar com a Aidan, até mesmo sem por a mão no bolso. Estaremos, em breve, lançando a campanha Amigos da Aidan” comenta o secretário da instituição, Reinaldo Amélio Tagliari, Melinho.
Mas as doações podem ir além de bens matérias. “Precisamos urgentemente de profissionais que possam trabalhar voluntariamente. Psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros” revela a assistente social.
Ao acompanhar o trabalho da equipe é notável que o amor e carinho dos profissionais estão acima de qualquer coisa. “Nós pagamos para trabalhar” confessa o presidente da instituição, que trabalha há 20 anos como voluntário.
A Aidan funciona todos os dias, mas para doações e visitas o melhor horário é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A instituição está localizada na saída de Artur Nogueira, pista para Limeira.
Lembre-se, todo tipo de ajuda é bem vinda, e todos tem sempre algo para contribuir.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.