24/08/2013

OPINIÃO: Intercâmbio, um reflexo por toda a vida

Estudante retrata experiência vivida na África do Sul

Por Deborah Calixto

Malas prontas. O bilhete aéreo na mão e grandes expectativas quanto ao que estava por vir. 2012 estava só começando, mas aquele seria um ano de grandes descobertas e aprendizado. Até então, eu não tinha consciência do que me aguardava. Havia pesquisado muito sobre o país no qual eu estaria morando nos meses seguintes. E lá estava eu, prestes a cruzar o oceano Atlântico em dez horas de voo. Uma viagem que certamente ficaria marcada para o resto da minha vida.

Intercâmbio. É bem provável que essa palavra te leve a pensar em uma viagem ao exterior durante um determinado tempo. Acontece que essa experiência pode ir muito além de simplesmente conhecer outro país, tirar um milhão de fotos e postar em suas redes sociais. Quando eu digo “pode ir”, quero dizer que, tudo depende do estilo de viagem escolhido e, é claro, da motivação do viajante.

As opções são diversas. Experimente, por exemplo, começar a digitar a palavra “intercâmbio” no Google e você verá uma lista se formando com os países mais procurados para essa atividade. Entre eles estão: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Mas a lista não para por aí. É possível satisfazer gregos e troianos com as mais variadas opções de destino oferecidas por agências de intercâmbio e escolas.

Conheci a África do Sul primeiro pela tela do computador. Sim, é preciso sonhar e planejar antes. Isso ajuda no conhecimento e, posteriormente, na adaptação ao local. Lá tive a oportunidade de conhecer culturas bem diferentes, tribos e suas peculiaridades. Provei comidas diferentes – apimentadas em sua maioria –, aprendi canções e palavras em dialetos africanos e fiz muitas amizades. Meu mundo se ampliou de uma forma incrível. São memórias que jamais poderão ser apagadas.

Todos os tipos de intercâmbio certamente contribuirão muito para a formação de um jovem estudante. É uma experiência do tipo que não dá para voltar sendo a mesma pessoa. A bagagem cultural e, como consequência, o idioma são alguns dos aspectos positivos e vantajosos do intercâmbio. Uma experiência que para sempre se refletirá na vida de quem a experimentou.

………………..

debora
Deborah Calixto
está se formando em Jornalismo


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.