OPINIÃO: O sonho de expor Artur Nogueira
Presidente da Expo Artur fala sobre o maior evento do município
Por Renato Carlini
Sabe aquela vontade de fazer algo pela cidade em que você nasceu e sempre viveu? Aquele sentimento de que você pode fazer alguma coisa pelo lugar onde vive? Não apenas ficar criticando, mas ir à luta, propor mudanças, usar a criatividade e romper barreiras até então nunca rompidas?
Pois bem, era assim que eu me sentia. Desde 1999 eu tinha a vontade de fazer um grande evento em Artur Nogueira, não apenas uma festa, mas um ‘baita’ de um evento, que mostrasse as coisas boas que nós temos aqui. Além, é claro, de trazer atrações que estão fazendo sucesso em todo o país.
Rapaz… Muita gente me chamava de louco quando eu falava deste projeto. Eu, um caipira metido à ‘rockeiro’, querendo fazer um negócio desse tipo? Não ia dar certo. E o pior, em Artur Nogueira? Uma cidadezinha de quarenta e poucos mil habitantes? Não comportava um evento grande! Era isso que eu ouvia da turma por aí.
Eu sabia que não ia ser fácil, mas não precisava ser fácil para o negócio acontecer, não é mesmo? Para a coisa funcionar é preciso ter pessoas sonhadoras que tenham a coragem de arregaçar as mangas. Mas essa ideia não era uma ideia isolada, algo que só estava na minha cabeça. Lá atrás, outras pessoas também lutaram para o nascimento da Expo Artur.
Em 2006, eu estava como presidente da Associação dos Produtores Rurais de Artur Nogueira. O Roberto Schneider também estava na APR, como diretor. O Raimundo Stocco era presidente da Associação Comercial e o João Capacli era diretor da Acean. Também tinha o pessoal da Acan, que sonhava em fazer um grande rodeio aos moldes do que já acontecia em cidades vizinhas. Nos juntamos e falamos que era sim possível fazer um evento grande em Artur Nogueira.
E foi assim, no meio de tantos obstáculos, que nasceu a primeira edição da Expo Artur. No primeiro ano nem teve esse negócio de presidente. Nós éramos os organizadores e pronto. Foi só no ano seguinte, em 2007, que criamos a Associação Expo Artur e eu fui eleito como presidente do grupo.
Tem pessoas que acham que a gente faz a Expo Artur para ganhar dinheiro… Bicho! Se eu estivesse nisso para ganhar dinheiro eu estaria passando fome. Em muitas edições, a Expo Artur não conseguiu fechar as suas contas. Em compensação, em outras edições, conseguiu pagar as despesas.
Também tem aqueles que falam que a Expo Artur boicota talentos da própria cidade. Isso não é verdade. O que sempre existiu e sempre vai continuar existindo são regras, que devem ser cumpridas por todos, tais como horários, tarefas e talento. Estamos abertos para conversar com todo mundo, todos os talentos, é só nos procurar, afinal de contas, a Expo Artur tem como objetivo expor Artur Nogueira e seus filhos. Mas é bom lembrar que existem contratos e parcerias com Expo Artur, nos quais temos que respeitar, não prevalecendo apenas as nossas opiniões, visto que os shows são de artistas de renome nacional e quando você faz uma contratação tem que aceitar algumas regras impostas pela produção deles.
Em 2011, confesso que eu estava muito cansado, inclusive psicologicamente. Não estava em condições de continuar a frente deste projeto. Foi aí que o meu amigo Fernando Silva assumiu o meu lugar. Competente como sempre, ele foi fundamental para não deixar a peteca cair.
Agora, estou de volta! Com apoio do Fernando e de toda a diretoria da Expo Artur. Também não posso deixar de citar a Prefeitura e Câmara Municipal, em nome de meus amigos Celso Capato e Silvinho Conservani, e todos aqueles que nestes anos nos apoiaram. Juntos, vamos sim, continuar colocando Artur Nogueira em destaque para todo o interior paulista. Neste ano, garanto que teremos muitas novidades. Novidades mesmo, que prometem agradar a todos os nogueirenses, além de atrair turistas para a nossa cidade.
Turistas que vão vir e consumir produtos e serviços da nossa gente, fomentando a nossa economia. É muito importante que nossos empresários nogueirenses abracem esta causa. Se junte a nós para fazermos um belíssimo evento. Eu sei que isso é possível. Vamos, juntos, expor Artur Nogueira para todo o Brasil, pois temos muita coisa de qualidade para mostrar. Quem está comigo?
…………………..
Renato Carlini é presidente da Expo Artur, evento que acontece de 6 a 10 de novembro em Artur Nogueira
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.