11/06/2026

Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira recebe Rafael Bittencourt no projeto “Sons do Brasil” em tributo a Raul Seixas

Evento acontece dia 21 de junho, às 20h, no Anfiteatro Municipal “O Fingidor”

Da redação

A Corporação Musical 24 de Junho de Artur Nogueira, em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza no próximo dia 21 de junho, às 20h, no Anfiteatro Municipal “O Fingidor”, um concerto sinfônico especial em comemoração aos 102 anos da instituição.

A apresentação integra o Projeto Formação Musical em Prática de Orquestra – Sons do Brasil, iniciativa que homenageia grandes nomes da música popular brasileira. Nesta edição, o homenageado será Raul Seixas, um dos artistas mais influentes da história da música nacional, cuja obra continua inspirando diferentes gerações de músicos e admiradores.

O concerto contará com a participação especial de Rafael Bittencourt, guitarrista, compositor e fundador da banda Angra, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, sob a regência do maestro Ricardo Michelino. O evento reunirá músicos, representantes da sociedade civil e a população em geral em uma celebração da cultura, da memória e da educação musical.

Reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes guitarristas do heavy metal brasileiro, Rafael Bittencourt foi peça fundamental na construção da identidade musical do Angra, grupo que se destacou por unir metal melódico, música erudita e elementos da cultura brasileira. Além de sua carreira artística, atua como comunicador, educador e apresentador do canal Amplifica, dedicado a debates sobre música, criatividade e cultura.

Embora sua trajetória esteja fortemente ligada ao universo do rock e do metal, Rafael sempre manifestou profunda admiração pela obra de Raul Seixas. O músico já declarou que canções como “Maluco Beleza” tiveram papel marcante em sua formação pessoal e artística, influenciando sua visão sobre liberdade criativa, autenticidade e expressão artística. Essa conexão tem motivado participações em tributos e apresentações especiais dedicadas ao repertório do cantor baiano em diversas cidades do país.

Para o maestro Ricardo Michelino, a celebração representa um marco importante para a instituição:

“Realizar o Projeto Formação Musical em Prática de Orquestra – Sons do Brasil e celebrar os 102 anos da Corporação Musical 24 de Junho ao lado de Rafael Bittencourt é homenagear a trajetória de todos os músicos que passaram por nossa instituição e contribuíram para sua longevidade. É também reafirmar o compromisso da Corporação com a cultura, a educação musical e a formação de novas gerações.”

Fundada em 21 de junho de 1923, a Corporação Musical 24 de Junho é uma das mais tradicionais entidades culturais de Artur Nogueira, desempenhando papel fundamental na formação musical e no desenvolvimento sociocultural do município ao longo de mais de um século de história.

A Corporação Musical 24 de Junho convida toda a população para participar desta celebração. Os ingressos são solidários e limitados.

Serviço:

Sons do Brasil apresenta Raul Seixas in Concert com Orquestra Sinfônica de Artur Nogueira & Rafael Bittencourt
Local: Anfiteatro Municipal “O Fingidor”
Paço Municipal, na Avenida XV de Novembro, nº 1.700 — Artur Nogueira/ SP
Data: 21/06 (domingo)
Hora: 20h
Ingresso solidário
Mais em @osjdearturnogueira

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.