Padre Edson Tagliaferro fala sobre Campanha da Fraternidade
Tema deste ano é Fraternidade e Ecologia Integral
Wagner Luan
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta Quarta-feira de Cinzas (5), a Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.
O lema bíblico escolhido para a campanha, extraído do livro do Gênesis, é: “Deus viu que tudo era muito bom”.
Em nota, a CNBB destacou que a campanha foi inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que em 2025 completa 10 anos; nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis; e na 30ª Conferência das Partes (COP30), que será realizada em novembro, em Belém.
“O objetivo geral da campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, informou a entidade.
Em entrevista ao Portal ON Artur Nogueira, o padre Edson Tagliaferro, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, explicou que a Campanha da Fraternidade busca ajudar os fiéis a incorporar, em seu projeto de vida e conversão, temas pessoais e coletivos na sociedade.
“Este ano, o tema é ‘Fraternidade e Ecologia Integral’, porque não trata apenas da ecologia enquanto bens da natureza, mas também da relação que ela tem com o social. Sabemos que muitos problemas ecológicos afetam diretamente a vida das pessoas, como enchentes, secas, fome e outras dificuldades”, afirmou.
O pároco também destacou que a campanha propõe um momento de reflexão sobre atitudes individuais e coletivas.
“Ela nos convida à reflexão. A ecologia está diretamente ligada à vida humana, e os fiéis têm a oportunidade de analisar seus pecados pessoais e refletir sobre a vida, mas também, à luz dos ensinamentos da Igreja, pensar: como estou me comprometendo para ajudar a preservar e valorizar a ecologia? Como posso contribuir para que ela continue gerando vida para todos nós?”, completou o líder religioso.
Campanha da Fraternidade
Celebrada nacionalmente desde 1964, a campanha da fraternidade, de acordo com a CNBB, é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o período da quaresma, em preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade.
“O ponto alto da campanha é a coleta da solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos – neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.”
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.