Peça teatral ‘Morte e Vida Severina’ acontece na Escola Modelo
Obra de João Cabral de Melo Neto faz parte das Oficinas Culturais de Artur Nogueira
Dentro das apresentações das oficinas culturais, a Divisão Municipal de Cultura de Artur Nogueira traz o espetáculo Morte e Vida Severina. As encenações acontecem nos dias 18 e 19 de dezembro, às 20 horas, no anfiteatro do Centro Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato (Escola Modelo).
Com texto de João Cabral de Melo Neto, a orientação e direção da oficina ficou por conta da professora Márcia Castro, que lecionou a oficina de Introdução ao Teatro, realizada entre abril e dezembro deste ano, no Centro Cultural Tom Jobim.
O espetáculo traz as atrizes Aila Neris, Andressa Tufolo, Bruna Alves, Carol Perez, Letícia Neris, Mônica Castro, Paloma Villas Bôas, Rosangela Tufolo, Thaís Magalhães e Vanessa Galles, com participação especial do coral da Instituição Evangélica Filadélfia de Artur Nogueira (Iefan – Vó Nair).
Para assistir o espetáculo, o público é convidado a doar um quilo de alimento não perecível, porém a doação não é obrigatória.
Obra
Ao escrever Morte e Vida Severina, em 1955, o autor pretendeu reconstruir os autos de tradição medieval. Como linha mestra, coloca a trajetória do migrante nordestino em busca de um mundo melhor no litoral. Por onde passa, Severino, o retirante, encontra miséria, morte, pobreza, sofrimento, como partes da ‘Vida’ em oposição à ‘Morte. No entanto, há uma quebra na trajetória do desconsolo ao nascer uma criança, representando a fé-esperança (Natal) que ressurge a cada vida que brota.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.