PM e Guarda Municipal de Artur Nogueira prestam homenagem a policial executado
Disparos contra o sargento Carlos Henrique Zatarin ocorreram na tarde desta quarta-feira, enquanto aguardava o ônibus após o trabalho.
O Batalhão da Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Artur Nogueira, assim como as demais unidades da PM em todo o estado de São Paulo, realizaram na tarde hoje, quinta-feira (08), um ato em homenagem ao sargento da PM, Carlos Henrique Zatarin de Souza, morto por criminosos em Sumaré (SP). Viaturas se posicionaram na Praça do Coreto, no Centro do município, durante a homenagem. Sirenes foram acionadas e houve um pronunciamento oficial do comandante da corporação, Renan Alcântara.
A concentração de viaturas da GCM, do Departamento de Trânsito e da Polícia Militar em Artur Nogueira teve início às 17 horas. A homenagem póstuma marcou com pesar a perda do integrante da PM, morto durante o ataque. No início da homenagem o Comandante da Polícia Militar de Artur Nogueira, tenente Renan Alcântara, se pronunciou com uma reflexão sobre a morte do PM e sobre o papel da polícia na sociedade. Em entrevista à imprensa, após a cerimônia, o tenente desabafou. “Perdemos mais um pai de família, mais um policial militar. Um herói do povo e representante do estado que deixou a família em casa para proteger a família de quem ele nem conhecia”, afirmou o tenente da PM, Renan Alcântara.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Segurança Pública, Alcir Caetano, o comandante da Guarda Civil Municipal, Hélio dos Santos e demais integrantes das duas corporações de segurança do município, além do presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Artur Nogueira, Denisar Franco.
Os disparos contra o sargento Carlos Henrique, de 29 anos, ocorreu no final da tarde de ontem, quarta-feira (07), aproximadamente às 18h30. O policial estava em uma parada de ônibus e aguardava a chegada do coletivo às margens da Rodovia Anhanguera, com destino ao município de Piracicaba (SP). Na ocasião do crime ele foi alvejado por dois criminosos, que efetuaram tiros de arma de fogo pelas costas do sargento. Os tiros acertaram a região da nuca do policial. Os assassinos fugiram do local levando a arma do PM.
De acordo com informações cedidas pela Polícia Militar de Artur Nogueira, a vítima chegou a ser conduzida por policiais até o Hospital Estadual de Sumaré, mas na madrugada desta quinta-feira, após três paradas cardiorrespiratórias, ele veio a falecer. Um dos autores do assassinato foi preso ao ser localizado em uma chácara em Sumaré. “É inaceitável que um jovem tenha sua vida ceifada de forma tão brutal, apenas por ser um defensor dos cidadãos, comprometido em preservar a vida, integridade física e dignidade dos cidadãos, inclusive, com sacrifício de sua própria vida,” declara o comandante do 48º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente Damicélia Ferreira de Lima Kanno.
O sepultamento do sargento Carlos Henrique Zatarin de Souza estava previsto para ocorrer na tarde de hoje, quinta-feira, às 17 horas, no Cemitério Municipal de Saltinho (SP).
Acompanhe o vídeo da cerimônia:
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.