Falta de iluminação em praça gera preocupação em Artur Nogueira
Moradores relatam casos frequentes de roubo e tráfico no local. Prefeitura deu prazo de 30 dias para executar troca de lâmpadas.
O serviço de iluminação pública da Praça Santana, localizada em frente a Igreja Santa Rita de Cássia, no Jardim Planalto em Artur Nogueira tem sido alvo de reclamações frequentes. Moradores do entorno da praça reclamam da falta de segurança e apontam riscos de se passar pelo local. De acordo com eles o espaço, que deveria servir para o lazer, é frequentado por traficantes e usuários de drogas. Até uma igreja próxima a praça resolveu comprar um refletor e direcionar para o espaço público a fim de clarear parte do local.
O morador Sérgio Silva, de 40 anos, desabafa em relação a atual situação da praça. “Aqui existe o tráfico de drogas constante. A praça é frequentada por traficantes e usuários o dia todo, se agravando mais no período da noite. A falta de manutenção da iluminação e limpeza também é precária,” declara. O lazer passa a ser prejudicado já que o local não está adequado para tais atividades, ressalta Silva.
Mesmo com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) na praça em alguns dias da semana, o tráfico resiste como algo que preocupa os moradores. A moradora Quelita Barbosa Parra, de 72 anos, diz que não se sente segura em sair em frente à própria casa no período da noite. “Eu chego em casa por volta das onze horas da noite e me sinto muito insegura ao entrar em casa devido à violência que existe aqui. Muitos usuários e traficantes passam a noite toda aqui na praça, o risco de assaltos é grande. Uma cliente da minha sobrinha, que é cabeleireira, já teve a bicicleta roubada aqui em frente. Uma outra cliente teve o vidro do carro quebrado e pertences furtados de dentro do veículo, tudo isso à luz do dia. A noite o risco se agrava pela falta de iluminação.” afirma.
Luz divina
A administração da Paróquia Santa Rita de Cássia instalou um refletor em frente ao prédio para amenizar a situação, é o que afirma a secretária da Paróquia, Leila Pereira da Silva de Oliveira. “Já foram feitas solicitações para o conserto das lâmpadas por muitos moradores aqui desta rua, mas nada ainda foi feito. Um refletor foi instalado aqui em frente ao prédio da Paróquia pela nossa administração. Ele fica aceso até às 4 horas para colaborar com a iluminação, pelo menos aqui nesta área em frente,” declara.
Prefeitura
A Prefeitura informou que uma empresa responsável em executar a troca de luminárias e lâmpadas da Praça Santana já está em fase de contratação. Os serviços terão início no prazo de 30 dias. A Prefeitura ressalta que há investimentos na melhoria da iluminação de vários espaços públicos da cidade, de acordo com um cronograma elaborado pela secretaria municipal de Obras.
A Prefeitura explica ainda que as lâmpadas e luminárias da Praça Santana são alvos constantes da ação de vândalos. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), viaturas da corporação realizam patrulhamento ostensivo em diferentes horários no local durante o dia, assim como no período noturno, com o objetivo de combater a prática de atos ilícitos e, consequentemente, garantir a segurança e o bem estar dos moradores.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.