02/07/2021

Prefeitura de Artur Nogueira esclarece denúncia de vacinas vencidas

Informação diz que duas doses da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas em moradores da cidade

Da redação

Uma reportagem publicada nesta sexta-feira (02) pelo Jornal Folha de São Paulo afirmou que duas doses da vacina AstraZeneca, teriam sido aplicadas após o vencimento das mesmas em Artur Nogueira. A Prefeitura refuta a noticia do jornal e esclarece que o fato não ocorreu.

Na reportagem, o jornal diz que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

No entanto, a Prefeitura de Artur Nogueira diz que não houve aplicação de vacinas vencidas na população e que o que houve foi um erro no sistema VaciVida.

Confira a nota na íntegra

“A Secretaria de Saúde afirma que o município não aplicou doses vencidas da vacina contra a Covid-19 em moradores. Além disso, Artur Nogueira não recebeu o lote CTMAV501 – conforme apontado pela reportagem do jornal Folha de S. Paulo. 

Houve o caso de erro de digitação da numeração do lote – lançado ao sistema VaciVida – de duas doses que haviam sido aplicadas no município. O erro, no entanto, já foi corrigido e o sistema já se encontra atualizado, o qual realiza o acompanhamento individualizado e, em tempo real, dos registros de pessoas imunizadas contra o coronavírus.?

Sendo assim, não houve qualquer falha na gestão de estoque de Artur Nogueira.

Vale destacar que os frascos da AstraZeneca contem 05 ou 10 doses. Uma vez que o frasco é aberto, todas as doses são aplicadas respeitando o limite de tempo. Desse modo, não haveria sequer a possibilidade de apenas duas doses estarem vencidas e as outras oito/tres não.

A Vigilância Sanitária Municipal ressalta ainda que a campanha de vacinação está sendo desenvolvida na cidade desde o início com todo o cuidado para evitar os mais distintos problemas”

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.