10/03/2023

Prefeitura investe em tecnologia e implanta Central de Monitoramento Escolar em Artur Nogueira

Sistema de segurança conta com 1.083 equipamentos de ponta que estão sendo instalados em todas as escolas municipais, dentre câmeras, sensores de movimento e outros

Da redação

A fim de garantir ainda mais segurança à Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Educação, investiu em uma Central de Monitoramento Escolar que abrangerá as 24 Unidades Educacionais da cidade, além do Centro de Referência em Atendimento Educacional Especializado (Craee), do Centro de Referência em Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Cratea), e da Secretaria de Educação.

Para a execução do projeto – que é pioneiro na região devido à alta tecnologia -, a pasta adquiriu 1.083 equipamentos, entre sensores de movimentos; câmeras Tipo Bullet e Speed Dome (de alta performance e com monitoramento a grandes distâncias); Sistema de Gerenciamento de Imagem; Central de Alarme; e outros.

Segundo o prefeito Lucas Sia (PSD), a Central de Monitoramento é uma solução tecnológica a favor da segurança de toda a comunidade escolar. “Ao investir nesses equipamentos, estamos garantindo segurança aos nossos alunos, professores e demais funcionários; e aos prédios da Educação – uma vez que conseguiremos coibir roubos, furtos e vandalismos. Além de, claro, trazer tranquilidade aos pais e responsáveis”, destacou o chefe do Executivo.

Sia pontua que a instalação dos equipamentos não é apenas um modo de desestimular a ação de agentes delituosos nas escolas, mas valerá para elucidar e apurar delitos praticados nas proximidades, auxiliando assim, a segurança pública.

O Projeto de Lei (PL) de autoria do Executivo, e que autoriza a instalação das câmeras nas escolas, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

A secretária de Educação, Débora Sacilotto, explica que as câmeras e alarmes já estão sendo monitorados em tempo real, e em todos os dias da semana. “A qualquer movimentação suspeita nas escolas, nossa Central de Monitoramento é imediatamente acionada e, na sequência, a Guarda Civil Municipal (GCM) é solicitada para tomar as providências necessárias”, explicou.

Débora destaca que os equipamentos foram instalados em locais estratégicos das escolas, e são dotados de identificação facial, facilitando o trabalho das forças de segurança. A identificação permitirá ainda que a direção das escolas tenham controle de todos os alunos que adentrarem as unidades.

“É um sistema que busca trazer mais tranquilidade até mesmo nos períodos em que a escola não está em funcionamento, como no período noturno e aos finais de semana, garantindo a preservação dos prédios”, frisou.

A Secretaria de Educação informa que os equipamentos já foram instalados em 14 unidades, e garante que todas as 24 escolas municipais e centros de referência serão contemplados com o projeto.

Vale ressaltar que todas as imagens monitoradas são sigilosas e respeitam as regras da Lei de Proteção de Dados (LGPD). O acesso às câmeras está restrito às equipes capacitadas e especializadas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.