Prefeitura rebate vereador e afirma que vítimas de violência sexual recebem atendimento em Artur Nogueira
Vítimas têm acesso ao coquetel antiviral e ajuda no transporte para passarem por exame no IML
Da redação
A Prefeitura de Artur Nogueira rebateu o vereador Tenente Marcelo (PSL) e afirmou que as vítimas de violência sexual já recebem atendimento integral e imediato pelas equipes municipais.
Tudo começou quando na sessão da Câmara de Vereadores do dia 16 de agosto, Tenente Marcelo, que é vice-presidente da Casa de Leis, apresentou uma indicação em que pedia que a Prefeitura aplicasse os dispositivos de uma lei federal de 2013.
A Lei “Dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual”. Segundo o texto. “Os hospitais devem oferecer às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, visando ao controle e ao tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes de violência sexual, e encaminhamento, se for o caso, aos serviços de assistência social.

Tenente Marcelo lembrou que uma lei federal garante esse direito
“O meu pedido é que se cumpra em Artur Nogueira, aquilo que já está estipulado em lei desde 2013 e que seja colocada em prática”, disse ele durante pronunciamento na sessão.
Resposta da Prefeitura
Questionada, a Prefeitura de Artur Nogueira informou que já disponibiliza esse atendimento às vítimas de violência sexual. “No pronto atendimento via notificação compulsória e encaminhamento para o Caism.”. De acordo com a administração, A vítima é atendida imediatamente pela triagem e, logo em seguida, pelo médico plantonista.
A gestão municipal disse ainda que as vítimas de violência sexual têm acesso, já no pronto atendimento, aos coquetéis para evitar gravidez e doenças sexualmente transmissíveis além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. “Casos complexos são encaminhamos para o Caism (Unicamp)”, frisou.
As vítimas de violência sexual também recebem ajuda para comparecerem ao IML para fazerem exames. “O IML é quem faz o agendamento e a Secretaria de Saúde oferece o transporte para levar a vítima”.

Creas faz o acompanhamento das vítimas
O Caps e o Creas acompanham essas vítimas de violência sexual dando suporte e apoio. Hoje, também contamos com uma assistente social no pronto socorro para atender e encaminhar essas vítimas”, destacou a gestão.

Programa Guardião da Mulher apoia e acompanha as vítimas
“Importante ressaltar o trabalho em conjunto para melhorar cada vez mais os atendimentos com mais agilidade e qualidade para todas as vítimas. O Centro de Referência Especializado de Atendimento a Assistência Social (Creas) é o órgão competente e contamos com assistente social e psicólogas capacitadas para atender essas vítimas encaminhadas através da Delegacia de Polícia Civil ou da Patrulha Guardião da Mulher”, concluiu a prefeitura.
.………….…………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.