05/05/2014

Projeto Judô Esporte Social comemora 3 anos de sucesso em Artur Nogueira

Festival Interno realizado na Escola Monteiro Lobato reuniu mil pessoas

IMG_2917

O sucesso do Projeto Judô Esporte Social pode ser definido de diversas maneiras. No último domingo (4) cerca de mil pessoas participaram de um evento comemorativo aos 3 anos de implantação das aulas da modalidade em Artur Nogueira.

Alunos, pais e professores se reuniram para a realização do III Festival Interno de Judô realizado no Ginásio da Escola Monteiro Lobato. Além de comemorar o aniversário, o evento teve como objetivo inserir os alunos iniciantes a uma vivencia competitiva, uma grande aula com um formato de competição, onde a maioria dos alunos tiveram a primeira experiência de disputa, conhecendo o valor da vitória e colhendo os ensinamentos da derrota.

O Projeto Judô Esporte Social foi desenvolvido pelo Professor Rodolpho Lavoura na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foram 4 anos de Projeto Piloto, onde toda a metodologia foi pesquisada, testada e modificada, até chegar nos moldes atuais. A metodologia é voltada a formação global do indivíduo (abrangendo as áreas bio-psico-social), onde o Judô é utilizado como ferramenta educacional, desenvolvendo valores sociais.

Em abril de 2011, o projeto foi adotado pela Secretaria de Esportes de Artur Nogueira. Desde o início, mais de 700 criança, entre jovens e adultos já passaram pelo projeto. Em fevereiro de 2014, após acompanhar todos os resultados obtidos com o Judô, a Prefeitura criou um novo núcleo, dentro da Escola Municipal Ederaldo Rossetti (Caic). Atualmente o projeto conta com cerca de 400 alunos matriculados.

IMG_2937

Veja o que disseram algumas pessoas presentes no Festival Interno de Judô:

IMG_2976SENSEI – “O sucesso do projeto em Artur Nogueira vem do comprometimento do próprio aluno. Quando eles chegam pela primeira vez, sem saber direito o que é o Judô, e aprendem o que é o projeto, eles abraçam e vestem a camisa, se comprometendo com a proposta. Trabalhamos da luta à questões de valores sociais, como disciplina, autonomia, cooperação. O retorno positivo vai desde a competição até o comprometimento dos alunos. O Judô hoje é considerado pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Unesco como o esporte mais adequado para a criança como agente formador. Usamos ele como ferramenta educacional e a consequência acaba sendo a medalha”, afirma Rodolpho Lavoura.

IMG_2936MÃE – “A importância deste projeto vai muito além do tatame. Ele também leva ensinamento para o lar, pois trabalha, além do esporte, a disciplina das crianças. Sempre que eu tinha algum problema com as crianças nas escolas ou em casa, por exemplo, eu falava com o professor de Judô. Depois das aulas de Judô, ele chamava no canto e orientava, pegava no pé, quanto a nota, quanto ao comportamento em casa. Como mãe, posso dizer que o Judô é um forte aliado na educação dos meus filhos, pois ele fortalece personalidades, como a responsabilidade e o comprometimento. Faz muita diferença”, afirma Karina Oliveira Ribeiro.

 IMG_2959ALUNO – “Hoje eu vivo do Judô. Eu respiro o Judô. É a minha filosofia de vida. Tenho 15 anos, sendo que dois anos e meio são de participação a este projeto. Comecei a praticar em um momento muito difícil de minha vida. Perdi um familiar em um acidente e estava muito deprimido. Entrei no Judô para ocupar a cabeça e me apaixonei pelo projeto. E ele fez a diferença na minha vida. Só neste ano já participei de vários campeonatos importantes, conquistando diversas medalhas de ouro para Artur Nogueira”, afirma Lucas dos Santos Vieira.

sandroSECRETÁRIO DE ESPORTES – A cada dia que se passa o Judô cresce mais em nosso município. É um esporte que reúne pais e filhos. Tenho plena certeza de que no futuro teremos algum atleta de Artur Nogueira representando o Brasil. Este ano, o projeto foi ampliado para os alunos do Caic. Estamos trabalhando para trazer e oferecer mais materiais esportivos para os alunos, desde tatames, marcadores de luta e quimono. Avalio como um grande sucesso o Projeto Judô Esporte Social”, afirma Sandro Sacilotto.

IMG_2927DIRETORA DE ESCOLA – “Para a nossa escola foi um grande ganho. Nossas crianças estão na escola ao invés de estarem nas ruas. O objetivo da escola do Caic é ampliar cada vez mais essas parcerias, com o esporte, a cultura, para que tirem nossas crianças das ruas e possibilitem que elas permaneçam na escola. O projeto permite que os alunos tenham aulas de Judô em horários opostos das aulas. Hoje, cerca de 130 crianças participam do projeto no Caic. Um sucesso absoluto”, afirma Katia Cristina Rossetti Filippini.

IMG_2919PRESIDENTE DA CÂMARA – “Este projeto é de grande importância. Primeiro porque o esporte traz educação física e mental. Traz disciplina. Traz a família próxima, dá um caminho certo e correto para as nossas crianças. Ele também leva o nome de Artur Nogueira para adiante, em outras regiões, o efeito é muito grande”, afirma Silvinho Conservani.

IMG_2924VEREADOR – “O Judô é uma conquista muito grande para o nosso município. Sabemos que o esporte é uma poderosa ferramenta para tirar as crianças das ruas. E isso o Judô vem fazendo em Artur Nogueira. Os familiares e a comunidade participam juntos. Hoje vemos o Ginásio lotado, os familiares participando, as crianças felizes; é uma satisfação saber que essas crianças poderiam estar em outros lugares e hoje estão aqui praticando um esporte”, afirma Amarildo Boer.

IMG_2973 IMG_2964 IMG_2951 IMG_2936 IMG_2931 IMG_2916 IMG_2911 IMG_2900 IMG_2893 IMG_2890 IMG_2887 IMG_2979


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.