25/04/2023

Reservatório de Água Potável: Como garantir a qualidade da água e a segurança no fornecimento

A reservação materializada pelos reservatórios tem importantes finalidades

Informe publicitário

Matéria Por: Marlon Capello – Engenheiro Ambiental 

Como a garantia da qualidade da água, atender às variações de consuma (reserva de equilíbrio – C1), permite um escoamento com diâmetro uniforme na adutora, permitindo a adoção de diâmetros menores, economia no dimensionamento da rede de distribuição de água potável, armazenamento para demando de emergência (C2), evita interrupções no fornecimento de água.

Na área de combate ao fogo também se torna ferramenta importante, oferecendo uma maior segurança ao abastecimento destinado ao combate a incêndio, pois o mesmo já deve ser calculado com esse acréscimo de volume.

Melhorias nas condições de pressão na rede de distribuição, possibilitando melhor distribuição da água aos consumidores e melhores pressões nos hidrantes melhorando o combate a incêndios, principalmente em áreas com grandes consumos de água. Permite uma melhor distribuição de pressões sobre a rede, por constituir fonte distinta de alimentação durante a demanda máxima, quando localizado à jusante das linhas de recalque. Garante uma altura manométrica constante para as bombas, permitindo o seu dimensionamento na eficiência máxima, se alimentado diretamente pela adutora de recalque.

Importante para instalação de um Reservatório de Água Potável é ser próximo de um sistema de abastecimento, podendo ser reservatório de montante, de jusante ou de sobras. Conforme a topografia e do terreno pode-se escolher diferentes tipos de reservatórios, como enterrados, elevados, semienterrados ou apoiados. O material para a construção do reservatório também leva em conta vários fatores, sendo, custos dos materiais, matérias primas mais abundantes na região, diretrizes do Órgão de Água e Esgoto do município, resistência dos materiais, mão-de-obra especializada para execução, tipo de solo, fundação, eles podem ser executados em concreto armado, alvenaria, aço, madeira e fibra de vidro.

As recomendações gerais e detalhes para projeto de reservatório são de modo geral, a altura útil variando de 3,00 metros a 6,00 metros, mas muitos adotam de 2,40 metros até 8,00 metros. É imprescindível que o fundo dos reservatórios tenha uma declividade mínima de 0,5% em direção da abertura de descarga, para facilitar o refúgio das águas após as limpezas. A cobertura nos reservatórios é importante pois tem a função de proteger, ontra qualquer perigo de poluição a água potável que vai ter no reservatório. Portanto, impedindo a penetração dos raios solares, a cobertura impossibilita o desenvolvimento de algas na água, as quais poderiam provocar odor e sabor desagradáveis. A abertura de inspeção é uma passagem que se deixa na cobertura para permitir a visita ao interior do reservatório. Ela é geralmente quadrada com 0,6 m x 0,6 m e geralmente tem um dos lados no prolongamento da face interna da parede do reservatório, onde fica instalada a escada de acesso. As coberturas dos reservatórios devem ser providas de uma ou mais chaminés de ventilação, a fim de que o nível d’água fique sempre sob pressão atmosférica. As aberturas das chaminés devem ser providas de telas, a fim de impedir a passagem de substâncias estranhas e de insetos, como mosquitos, para o interior dos reservatórios. Na entrada de água, se o suprimento é feito por gravidade, costuma-se colocar uma válvula de bóia na extremidade da tubulação de entrada, a fim de que a passagem da água para o interior do reservatório, quando o mesmo estiver cheio, seja interrompido. Para cada compartimento do reservatório deve haver uma canalização de entrada.

A canalização de saída, uma para cada compartimento, providas de registro para isolamento de cada unidade, tem saída pelo fundo do reservatório com um ressalto de 5 a 10 cm. Proteção de saída com grade de ferro fundido, bronze ou latão.

Os reservatórios elevados normalmente apresentam um único compartimento, isto é, não são subdivididos. Muitas vezes, por razões econômicas, são dotados de uma única canalização para a entrada (entrada pelo fundo), saída e descarga. Um sistema de válvulas, entretanto, deve permitir o isolamento do reservatório sem interrupção do abastecimento, o que se consegue por meio de uma canalização de passagem direta (by pass). Nos reservatórios de jusante a entrada e a saída se fazem sempre por uma única tubulação. Deve-se ter precauções especiais no sentido de assegurar a impermeabilidade das paredes do reservatório.

Sinalização de torres, para proteção da navegação aérea, sempre que necessário, a juízo das autoridades competentes. O uso de Para-raios é suma importância.

 

 

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.