Saean avança com adutora definitiva do Poquinha para ampliar capacidade hídrica da cidade
Obra substitui estrutura emergencial implantada em 2024 e amplia a capacidade de transporte de água bruta até a ETA III
O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean Ambiental) está executando uma importante obra para ampliar a capacidade hídrica da cidade: a implantação da adutora definitiva do Ribeirão Boa Vista (Poquinha), responsável pelo transporte de água bruta até a Estação de Tratamento de Água (ETA III). A intervenção representa mais uma etapa dos investimentos realizados para fortalecer a infraestrutura de abastecimento do município.
A obra consiste na implantação da adutora definitiva do Ribeirão Boa Vista, substituindo a estrutura emergencial instalada em 2024 durante o período de enfrentamento da crise hídrica. A solução provisória cumpriu seu papel naquele momento, garantindo o reforço do abastecimento, e agora dá lugar a uma estrutura permanente, mais robusta e preparada para atender às necessidades futuras da cidade.
A nova adutora está sendo executada com tubulação de PVC de maior capacidade, permitindo o transporte de um volume superior de água bruta até a ETA III. Com isso, o sistema ganha eficiência operacional e amplia sua capacidade de produção de água tratada.
As intervenções também contribuem para preparar a infraestrutura hídrica para futuras ampliações previstas no planejamento de longo prazo do abastecimento de Artur Nogueira.
A execução dos serviços ocorre em parceria com a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Obras, que disponibiliza máquinas e apoio operacional para a realização das intervenções. A integração entre as equipes permite maior agilidade na execução dos trabalhos e otimiza a utilização dos recursos públicos em benefício da população.
A implantação da adutora definitiva representa mais um avanço dentro do conjunto de ações desenvolvidas pelo SAEAN Ambiental para ampliar a capacidade de captação, produção, reservação e distribuição de água no município.
Durante a execução das obras, há movimentação de máquinas, equipamentos e equipes operacionais na continuidade da Rua Antônio Sia, na Estrada Municipal ATN-030, além de áreas adjacentes utilizadas para a execução dos serviços.
Por questões de segurança, o SAEAN Ambiental orienta motoristas, moradores e produtores rurais a evitarem a circulação na região das obras sempre que possível, utilizando rotas alternativas durante o período das intervenções. A medida contribui para a segurança das equipes e para o andamento dos serviços dentro do cronograma previsto.
A autarquia reforça que eventuais transtornos temporários são necessários para a execução de melhorias estruturantes que contribuirão para ampliar a capacidade hídrica de Artur Nogueira e preparar a cidade para os desafios futuros do abastecimento.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.



