SAIDINHA DE BANCO: Como se prevenir?
Crime assusta e preocupa nogueirenses
Quézia Amorim
As agências bancárias despertam a atenção dos criminosos em razão da grande rotatividade de dinheiro. A chamada “saidinha” é um dos golpes mais comuns contra clientes de bancos e consiste na abordagem e roubo. Um caso desse aconteceu no início da manhã de segunda-feira (3), com a professora Cláudia Elenice Elias Oliveira, de 41 anos, e o marido, Henrique Severino de Oliveira, de 45 anos.
Em entrevista ao Portal Nogueirense, Cláudia disse que havia acabado de deixar a filha na escola e em seguida foi ao Banco Itaú, onde realizou o saque no valor de R$750. “Deixei minha filha na escola, graças a Deus que eu deixei ela primeiro, e fomos ao banco. Na hora em que eu entrei no banco, tinha um moço mexendo no caixa eletrônico. Assim que entrei, percebi que tinha apenas um caixa eletrônico funcionando e eu fui nesse, mas percebi que o homem super bem vestido estava em um caixa que não funcionava, mas não me perguntei o porquê”, conta Cláudia.
A professora disse ainda que tinha visto homens com comportamento estranho andando próximo a ela, mas ela continuou seguindo o caminho e, quando chegou em frente à escola, ela e o marido foram abordados por dois indivíduos. “Eu desci do carro para pegar minhas coisas e eles abordaram o meu marido e pediram para passarmos para o banco de trás. Um deles foi dirigindo e um moço armado foi apontando a arma para a barriga do meu marido. Eles falavam que iam matar a gente. Eles corriam muito na pista, iam costurando a uns 200km/h. A gente pediu para que eles fossem devagar, mas eles nos disseram para ficar quietos”, relembra a professora [clique e releia a reportagem]
Outro caso
No dia 22 do mês passado, dois homens roubaram R$ 5 mil de uma mulher de 40 anos. O roubo aconteceu no centro de Artur Nogueira e, segundo informações do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, a mulher estava saindo do banco quando foi abordada pelos indivíduos, sendo que um deles estava armado. Após o roubo, os homens fugiram. (Clique AQUI e releia a notícia).
Dicas de segurança
Segundo informações da Polícia Militar, é importante que o cidadão esteja atento à presença de pessoas suspeitas no interior ou nas proximidades da agência. Muitas das ocorrências que são registradas partem de pessoas que, ao saírem do banco, são perseguidas por assaltantes até locais distantes, pois os criminosos esperam um local menos movimentado para abordar as vítimas.
Confira algumas dicas de segurança para prevenir-se da “saidinha de banco”:
– Ao entrar no banco, verifique se não está sendo seguido;
– Evite sacar grandes quantias em dinheiro. Prefira cheques administrativos;
– Não saia da agência se desconfiar que está sendo observado. Ligue para o 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal);
– Não comente com ninguém que vai efetuar saques de altos valores;
– Procure ir ao banco sempre acompanhado;
– Nunca conte dinheiro em público;
– No estacionamento do banco, desconfie de pessoas que solicitam ajuda e, ao perceber alguma movimentação estranha, chame o segurança;
– À noite, evite utilizar caixas instalados em lugares ermos;
– Caso realmente seja necessário utilizar-se de caixas eletrônicos à noite, procure aqueles instalados próximos a quartéis ou distritos policiais, postos de gasolina, lojas de conveniência ou ainda dentro de supermercado ou shoppings;
– Em caso de roubo ou furto, procure manter a calma e não reaja. Se possível, memorize a características dos assaltantes para posteriormente passar informações à polícia.
Participe
Sugira as próximas reportagens do Jornal Nogueirense. A sua participação é muito importante! Escreva para [email protected].
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.