Seleção sub 21 de Artur Nogueira participará dos Jogos Abertos do Interior
A seleção de futsal sub 21 de Artur Nogueira está disputando dos Jogos Abertos do Interior. Ao todo, 14 jogadores nogueirenses de 15 a 21 anos participam da competição que acontece neste ano em Bauru – SP. O time de Artur Nogueira se classificou para as partidas após vitória em primeiro lugar nos Jogos Regionais, […]
A seleção de futsal sub 21 de Artur Nogueira está disputando dos Jogos Abertos do Interior. Ao todo, 14 jogadores nogueirenses de 15 a 21 anos participam da competição que acontece neste ano em Bauru – SP.
O time de Artur Nogueira se classificou para as partidas após vitória em primeiro lugar nos Jogos Regionais, realizados em julho em Atibaia. “Sabemos que não será uma disputa fácil, mas estamos confiantes. O time vem treinando há dois anos e pode trazer, mais uma vez, medalhas para o município”, afirma o treinador da seleção, Vagner Catão.
O time recebe apoio da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira, através das Secretarias de Esporte e Educação, além do patrocínio das empresas Fantasy Games, Aleixo e Portal Nogueirense. “Agradecemos a todos os patrocinadores que contribuem para o incentivo do esporte de nossa cidade. Acreditando em nossos atletas também estamos acreditando em um futuro melhor”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Vagner Brito.
A competição acontece de 18 a 26 de novembro. Os atletas de Artur Nogueira ficarão alojados em escolas municipais de Bauru.
Jogos Abertos do Interior
A história dos Jogos Abertos do Interior começou em 1936, quando foi organizada a primeira edição da competição, em Monte Alto, interior de São Paulo. À frente dessa empreitada estavam Horácio “Baby” Barione, ex-jogador de basquete de importantes clubes da capital paulista, e Manuel Carvalho Lima, então presidente da Associação Montealtense.
Com o nome de “Campeonato Aberto do Interior”, a competição reuniu seis cidades que disputaram jogos de basquete. O título ficou com a cidade mineira de Uberlândia, que jogou contra Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba.
Em 1937, os Jogos Abertos aconteceram em Uberlândia. Essa foi a única vez em que a competição aconteceu em uma cidade fora do Estado de São Paulo. Mais uma vez, os mineiros conquistaram o título. Nesse ano, a novidade foi a integração da modalidade natação às disputas.
No ano seguinte, os Jogos Abertos do Interior ganharam o reforço das competições de atletismo. Na competição realizada em Sorocaba, Uberlândia conquista o seu tricampeonato, curiosamente na sua última participação. Com três modalidades, o evento começou a ganhar as suas características atuais e abriu espaço para a entrada de mais modalidades, se transformando na maior festa esportiva do Estado de São Paulo, em que competem todos os anos os maiores atletas do Brasil.
Nesses 75 anos, apenas uma vez os Jogos Abertos não aconteceram. Foi em 1989, quando uma greve de professores da rede estadual de ensino inviabilizou a utilização das escolas estaduais como alojamento. As competições voltaram no ano seguinte, com a disputa na cidade de Araçatuba.
Em 2008, outra novidade importante foi implantada: a separação das cidades em duas divisões. Naquele ano, 12 cidades participaram da 1ª Divisão, enquanto o restante esteve na 2ª Divisão. Desde então, essa estrutura foi mantida.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.