11/09/2013

Setor de telefonia lidera reclamações no Procon de Artur Nogueira

Telefonia fixa e móvel resultaram em 134 reclamações neste ano

Rafaela Martins

Na última quarta-feira (11), comemorou-se 23 anos do sancionamento da lei que estabelece normas de proteção e defesa ao consumidor.  Como forma de auxiliar a vida dos cidadãos, o conhecido ‘Código de Defesa do Consumidor’ traz os direitos e deveres que os consumidores tem mediante as negociações.

Com o objetivo de garantir efetivamente que seja empregado a lei para ambas as partes, tanto do consumidor como do fornecedor foi criado o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), cuja função é registrar as reclamações e trazer soluções para melhorias na prestação de serviço.

O Procon de Artur Nogueira registrou no primeiro semestre deste ano 408 atendimentos. Após 2 meses do início do segundo semestre o número subiu para 998.

Os atendimentos incluem reclamações, informações e consultas. As principais reclamações feitas no posto são relacionadas à telefonia fixa, cartão de crédito, crédito consignado, entre outros.

Neste período, o setor que mais sofreu reclamações por parte dos nogueirenses foram os ligados a telefonia. A fixa recebeu 76 manifestações e a telefonia móvel, em segundo lugar, teve 58 manifestações registradas.

O terceiro lugar ficou por conta do setor de TV por assinatura, com 45 manifestações. As reclamações relacionadas às instituições financeiras registraram o quarto lugar nas reclamações, com 41 manifestações.

Por fim, os cartões de crédito ficaram em quinto lugar nas reclamações. Segundo o Procon de Artur Nogueira, 35 pessoas registraram reclamações.

Dentre as diversas funções do Procon, o posto de Artur Nogueira vem desenvolvendo palestras de educação para o consumo; recebimento e processamento de reclamações contra fornecedores de bens ou serviços; orientação aos consumidores e fornecedores acerca de seus direitos e obrigações; e acompanhamento de legislação nacional e internacional referentes aos direitos do consumidor.

O posto de atendimento está fixado na Av. Doutor Fernando Arens, 564, no centro de Artur Nogueira e oferece atendimento aos nogueirenses de segunda a sexta-feira das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, ou pelo telefone 3877-4414.

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