12/04/2012

HISTÓRIA: Severino Tagliari completaria 100 anos, se estivesse vivo

Myllena de Luca O primeiro prefeito de Artur Nogueira Severino Tagliari completaria na última quinta-feira (12), cem anos de idade, se estivesse vivo. Nascido em 12 de abril de 1912 no bairro rural São Bento em Artur Nogueira, Tagliari foi um dos homens que lutaram para a emancipação político-administrativa do munícipio ‘Berço da Amizade’. Em […]

Myllena de Luca

O primeiro prefeito de Artur Nogueira Severino Tagliari completaria na última quinta-feira (12), cem anos de idade, se estivesse vivo. Nascido em 12 de abril de 1912 no bairro rural São Bento em Artur Nogueira, Tagliari foi um dos homens que lutaram para a emancipação político-administrativa do munícipio ‘Berço da Amizade’.

Em 1949, candidatou-se ao cargo de prefeito, ganhando a eleição com 257 votos. Em toda sua vida, também exerceu a função de vereador, cabeleireiro, barbeiro e juiz de paz.

Origens

O pai de Severino, Ernesto Tagliari, chegou da Itália para o Brasil com 17 anos de idade, em 1887. Sua mãe, Antônia Barco, com 16 anos, veio na mesma embarcação que Ernesto. Todos foram morar em Araras, no bairro Facão, onde cuidavam de plantações de cana e faziam açúcar mascavo.

A família montou um alambique de pinga em 1892. Depois de um tempo venderam suas terras em Araras e compraram terras do Major Artur Nogueira, no Bairro São Bento, onde construíram uma casa de barro.

Infância

Desde pequeno, Severino ajudava com as atividades na roça. Ele, seus irmãos e primos iam para a escola a pé.

Severino sempre foi muito educado e disciplinado, tanto nos estudos como na catequese da igreja que frequentava. Era um dos melhores da classe, mas teve que deixar a escola no 3º ano primário para ajudar a família na roça.

Trabalho

Aos domingos, costumava cortar o cabelo das pessoas que não tinham condições de pagar pelo serviço. Com o passar do tempo Severino, seus irmãos e primos construíram uma máquina de beneficiar café e um moinho de fubá. No primeiro dia de março de 1932, Severino abriu, sozinho, uma barbearia.

Família

Também em 1932, Severino casou-se com Maria de Faveri, que conheceu na casa onde morou na infância. No ano de 1934 teve seu primeiro filho, que veio a falecer dois anos depois. Ao todo, Tagliari teve quatro filhos.

Após a compra do terreno em Artur Nogueira, seu pai lhe comprou uma casa, que em 1947 foi vendida, e com a ajuda do sogro comprou outra na Av. Dr. Fernando Arens. Ele e sua esposa faziam caridades, por isso, a casa em que moravam era conhecida como a “Casa da Misericórdia”.

Política

Sua vida política iniciou em 1948, quando foi eleito vereador na Câmara Municipal de Mogi Mirim. Severino passou a fazer parte do grupo que realizaria a emancipação de Artur Nogueira.

Em 13 de março de 1949 se lançou candidato a prefeito de Artur Nogueira. Foi eleito pelo Partido Social Democrático (PSD), com 257 votos. Em 1951, comprou o primeiro veículo da prefeitura, uma caminhonete Ford-75/51.

Ao término de seu mandato, Severino se elegeu vereador pelo Partido Social Progressista (PSP), com 82 votos, se tornando presidente da Câmera Municipal de 1953 a 1957. Em 1957 foi eleito novamente prefeito pelo Partido Social Trabalhista (PST), com 624 votos.

Em 11 de dezembro de 1987, sua esposa faleceu. Seis anos depois, Severino sofreu um derrame que o deixou de cadeira de rodas.

No dia 12 de abril de 2005, completou 93 anos e no dia 6 de junho do mesmo ano, faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória.

Hoje, a Escola Estadual do Parque dos Trabalhadores, em Artur Nogueira, recebe o nome de Severino Tagliari, em homenagem a sua dedicação em prol ao município nogueirense.

Fonte: FERREIRA, Sérgio Augusto Fromberg; FERREIRA, Luiz Carlos Mano. Janela Aberta: História Política de Artur Nogueira. 2006

Cartaz da primeira campanha eleitoral nogueirense, no ano de 1949. Candidato a prefeito pelo PSD, Severino Tagliari


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.