Simulação de acidente avalia desempenho de resgate
Uma falsa colisão realizada no centro avaliou profissionais da Saúde e Trânsito
Norton Rocha
Uma simulação de acidente realizada no início da tarde de quinta-feira (24), através de uma força conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde, Segurança e Administração de Artur Nogueira, pode avaliar o desempenho das equipes de socorro do município. A atividade aconteceu na Rua Adhemar de Barros, esquina com a Avenida Fernando Arens, em frente a Rodoviária, no centro da cidade.
Pedestres, preocupados com o ocorrido, se aglomeravam ao redor da cena. Outros, já entendendo do que se tratava, apenas observavam atentos a atuação dos agentes, assim como a dona de casa, Maria Elir dos Santos, que passava pelo local no momento em que funcionários organizavam a ação. “No início me assustei, mas quando percebi o que estava acontecendo fiquei mais aliviada”, revelou dona Maria.
Acompanharam a ação os secretários de Segurança, Alcir Caetano, e da Saúde, Aldo Todero. Eles avaliaram cada instante da operação e puderam observar o comportamento real de seus agentes que, até a chegada no local, não sabiam que o acidente se tratava de uma simulação. Para Caetano, o objetivo principal da operação é evitar que falhas vitais ocorram durante as ações de resgate realizadas pelos agentes socorristas.
Erros acontecem…
Algumas falhas foram observadas, não apenas por técnicos mas pela população que assistia ao evento. Quando a segunda ambulância chegou ao local e realizou os primeiros atendimentos, foi constatado que a maca trazida pela equipe para conduzir a segunda vítima à emergência, não era a correta e, portanto, não garantia a integridade do paciente no interior do veículo. Ao perceber o equívoco, agentes chamaram imediatamente outra ambulância, que demorou aproximadamente 3 minutos para chegar ao local do acidente simulado.
Para o técnico de Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração, José Vieira, que participou da organização, a iniciativa é fundamental para avaliar com precisão a performance dos socorristas e corrigir justamente erros que possam comprometer a vida dos cidadãos. “Conseguimos realizar uma série de análises sobre a atuação de nossos agentes. Com estes relatórios poderemos entender e evoluir neste aspecto do serviço público”, afirmou Vieira.
As falhas devem ser analisadas pela equipe técnica ligada ao departamento de Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração. Conforme o secretário da Saúde, Aldo Todero, estas iniciativas devem garantir a correção destas falhas. “Estas ações buscam exatamente o aprimoramento desta assistência prestada pela prefeitura”, garantiu o secretário.
Apesar das falhas, a comunidade compreendeu de maneira positiva a ação. Segundo a estudante de História do Unasp, Liziane Oliveira, que assistia o resgate, a iniciativa merece o reconhecimento da sociedade, pois “mostra um empenho do poder público em aperfeiçoar os serviços oferecidos para a população”. Os secretários deverão, nos próximos dias, divulgar o balanço da operação e as perspectivas a partir do acolhimento destas informações.
Assista como foi a simulação:
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.