Sinfônica de Campinas realiza concerto em Artur Nogueira
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) realiza um Concerto Especial no município de Artur Nogueira. A apresentação é gratuita e acontece no domingo (30), às 17 horas no Teatro ‘O Fingidor’ no Cemeb Monteiro Lobato (Escola Modelo). Serão executadas obras dos grandes compositores mundiais, com aberturas e árias de óperas conhecidas e aclamadas pelo […]
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) realiza um Concerto Especial no município de Artur Nogueira. A apresentação é gratuita e acontece no domingo (30), às 17 horas no Teatro ‘O Fingidor’ no Cemeb Monteiro Lobato (Escola Modelo).
Serão executadas obras dos grandes compositores mundiais, com aberturas e árias de óperas conhecidas e aclamadas pelo grande público. De Rossini teremos a Abertura de “La Gazza Ladra” e “Barbeiro de Sevilha”; de Mozart, “As Bodas de Fígaro” e “Don Giovanni”; de Brahms sua famosa “Danças Húngaras” e encerra o programa com a “A Cavalaria Ligeira” de Franz von Suppé. A maioria das canções tem a participação de Saulo Javán, como solista.
O programa faz parte da primeira turnê da história da Sinfônica de Campinas com foco específico nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e conta com a participação de 82 músicos.
Orquestra
Reconhecida como uma das mais dinâmicas orquestras do País, a Sinfônica de Campinas foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. Já no início do século XX, o amor do povo campineiro pela música transformou a cidade em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos, estimulando, assim, a criação de uma orquestra local.
Em 1975 a orquestra recebeu do poder público o apoio necessário para a manutenção de um grupo solidamente constituído e apto a desenvolver um trabalho artístico de excelência. Desde então, a orquestra tem atraído grandes músicos para os seus quadros, com passagem obrigatória nos principais festivais e eventos eruditos.
Com o objetivo de ampliar sua plateia potencial e difundir a música de qualidade, apresenta-se nos mais variados ambientes, internos e externos, tornando-se conhecida nacionalmente e querida entre músicos e ouvintes.
Em 2013 retoma seu caminho natural e conhecido do povo campineiro e da RMC, com brilhante temporada de concertos oficiais, concertos didáticos e concertos populares nas mais variadas regiões da cidade. A presença de grandes regentes e prestigiados solistas da cena erudita brasileira e internacional junto a OSMC, constata seu indiscutível valor e potencial artístico.
Atualmente tem como Diretor Administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como Regente Titular e Diretor Artístico o maestro Victor Hugo Toro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é mantida pela Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Fonte: OSMC
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.