31/12/2022

Temporal causa transtornos e alagamentos em Artur Nogueira

Foram 72mm de chuva só no São Vicente; houve queda de árvores e pontos de alagamentos

Da redação

O temporal que atingiu Artur Nogueira na tarde desta sexta-feira (30), deixou um rastro de destruição, desolação e muita sujeira em diferentes localidades do município. O temporal durou menos de uma hora, mas foi muito forte e suficiente para provocar alagamentos em ruas, quedas de árvores e galhos, de muro e outros transtornos.

Volume da chuva

De acordo com a Defesa Civil, foi registrada uma média de 70 milímetros de chuva em alguns bairros. O São Vicente teve  72mm de chuva em 41 minutos. No bairro Blumenau foram 70mm em 48mm e no Coração Criança teve 69mm em 50 min.  O órgão fez  cerca de 75 atendimentos à população entre queda de árvores, galhos, alagamentos, queda de muros.

Alagamento no São Vicente

O bairro São Vicente mais uma vez foi um dos mais atingidos e ruas do bairro ficaram alagadas. Muitos moradores perderam tudo e precisaram de ajuda. Alguns foram para casas de parentes e algumas famílias ficaram alojadas em um creche. Quem quiser ajudar pode levar doações direto na creche para as famílias atingidas.

Foram 32 residências em situação calamidade vistoriadas pela Defesa Civil.

Queda de árvores

A chuva veio acompanhada de muito vento, o que provocou a queda de diversas árvores em diferentes bairros da cidade. Na Praça do Coreto, uma árvore de grande porte foi arrancada pela raiz. Além dessa, outras árvores também caíram, assim como galhos que foram arrancados.  Um muro no bairro Laranjeiras também foi quebrado com a força da água.

Uma árvore caiu em cima de um carro em uma chácara e a família precisou de auxilio.

Alagamentos

O temporal ainda deixou diversos pontos da cidade alagados. A Lagoa dos Passaros transbordou e alguns trechos ficaram intransitáveis. Uma lanchonete chegou a ficar fechada, já que a água impediu o trabalho dos funcionários do estabelecimento.

Outro ponto que ficou alagado foi a Av. XV  de Novembro e veículos tiveram dificuldades para passarem. Um posto de combustível da avenida foi invadido pela água.

O volume de água também impressionou que trafegava pela Rua 10 de Abril, próximo a um pesqueiro. Motoristas ficaram ilhados e muitos se arriscaram para atravessar a enxurrada.  O Corrego Cotrins, no Jardim Saciloto também encheu, mas não causou transtornos aos moradores dos bairros. Ruas do Parque dos Ipes também ficaram alagadas

A Prefeitura divulgou nota sobre a situação da chuva e as medidas adotadas ainda durante a noite.

As medidas mais urgentes estão sendo feitas pela Prefeitura através da Defesa Civil, Polícia Municipal, Departamento de Trânsito, secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, secretaria de Obras, secretaria de Meio Ambiente e secretaria de Planejamento. 

A Defesa Civil realiza o monitoramento de bairros de risco caso alguma família precise ser retirada de sua residência, e fiscaliza a estrutura das casas quando são atingidas. 

Já a Promoção Social auxilia as famílias com roupas e alimentos, entre outras doações; e a Secretaria de Obras, Departamento de Trânsito e secretaria de Meio Ambiente são acionados quando há necessidade de máquinas para atender quedas de árvores e galhos.

O Portal Nogueirense segue acompanhando toda a situação.

Fotos: redes sociais

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.