13/12/2012

Triagem para acesso a advogado gratuito pode retornar a Artur Nogueira

Atualmente, quem precisa de advogado do Estado precisa ir para Campinas

Representantes da Defensoria Pública de Campinas estiveram ontem, quarta-feira (12), em Artur Nogueira para inspecionar uma sala que foi disponibilizada para que a triagem do convênio da assistência judiciária retorne para Artur Nogueira.

Além dos defensores públicos, participaram do encontro o secretário Municipal de Negócios Jurídicos Dr. Éric Lucke, a presidente da Associação dos Advogados de Artur Nogueira (AAAN), Dra. Cirlei M.Mattiusso e a diretora da AAAN, Dr. Carmem Maciel, além dos representantes da transição do próximo governo, Dr. Maria Laurentina Soares e João Daniel de Moura.

Até 2008, toda a população carente de Artur Nogueira que precisava de um advogado pago pelo Estado poderia fazer a solicitação e a triagem no próprio município. Após a interrupção do serviço, os nogueirenses que precisam do serviço são obrigados a irem até a cidade judiciária de Campinas, enfrentar filas e toda a burocracia para ter acesso ao serviço.

A proposta do encontro foi a de avaliar o espaço que a atual administração disponibilizou para que o Estado possa mandar inicialmente uma vez por semana, por meio período, um defensor público para atender o número de 20 pessoas. “O objetivo é de que o próprio defensor faça a triagem e as nomeações para que os advogados inscritos no convênio possam atender a população. O prpósito da atual administração sempre foi de trazer o Poder Judiciário para mais perto da população de Artur Nogueira. Depois de muitas discussões e reuniões, estamos colhendo os frutos deste trabalho”, afirma Dr. Éric Lucke.

A sala disponibilizada pelo governo municipal está localizada atrás da Prefeitura Municipal, onde atualmente funciona a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Artur Nogueira. “O espaço oferecido realmente é muito bom. Ele vai comportar o atendimento da população aqui em Artur Nogueira. Reconhecemos a necessidade de que um defensor venha e atenda os moradores no próprio município. Agora, vamos levar essa solicitação para a administração superior, que fica em São Paulo, e esperamos que o pedido seja atendido”, afirma o coordenador regional da Defensoria Pública de Campinas, Leandro De Marzo Barreto.

A equipe de transição que representa o prefeito eleito, Celso Capato, demonstrou apoio a proposta. “Agradecemos o empenho do atual prefeito e equipe. É de grande importância que a população possa ser atendida aqui mesmo em Artur Nogueira”, afirma Maria Laurentina. Segundo João Daniel de Moura, o prefeito eleito dará continuidade ao diálogo com a Defensoria Pública. “Podemos garantir que o próximo governo dará continuidade nesta conversa para que a população nogueirense possa ser atendida na própria cidade de Artur Nogueira. Tudo que for de interesse e benefício para o bem da população terá nosso total apoio”, afirma o representante da transição.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.