USF de Artur Nogueira é alvo de furto pela terceira vez este ano
Moradores vizinhos reclamaram de abandono do prédio. Do local, foram levados computadores, kits de curativos, testes de HIV e um molho de chaves
Da redação
A Unidade de Saúde Familiar (USF) do Parque dos Trabalhadores, em Artur Nogueira, foi alvo de mais um furto no fim de semana — o terceiro registrado somente neste ano. Itens como um computador, caixas de curativos, testes de HIV e até um molho de chaves foram levados do local. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar (PM) na manhã desta segunda-feira (26).
Funcionárias do local alegaram ter acionado a Guarda Municipal, desde às 7 horas da manhã, sem sucesso.
Segundo a PM, ainda não há confirmação sobre a data e hora exatas do crime. As primeiras informações apontam que os suspeitos teriam invadido o prédio por uma janela do banheiro de um dos consultórios médicos. Devido ao furto das chaves, a unidade precisará trocar todas as fechaduras.
O crime foi descoberto por funcionários da USF ao chegarem para o expediente e encontrarem o local revirado. Durante a apuração da equipe do Portal ON, pelo menos três pessoas compareceram à unidade em busca de atendimento no curto espaço de 15 minutos, mas foram orientadas a retornar em outro momento, já que o atendimento precisou ser suspenso.
Moradores da região relataram ao Portal que a sensação de insegurança é constante. Um deles contou ter visto movimentação suspeita por volta das 22h de domingo (25), e afirmou que a presença de jovens no entorno da unidade é frequente, especialmente em dias de eventos no bairro.
Uma vizinha da USF, que preferiu não se identificar, desabafou sobre a falta de segurança:
“Deveria ter alguém para cuidar desses postos à noite. Fica totalmente abandonado.”
Outro morador, visivelmente indignado, relatou um episódio:
“Meu parente veio do Rio e perguntou se era um prédio abandonado. Quando eu disse que era um posto de saúde em funcionamento, ele não acreditou. É triste ver tanto desperdício na cidade e um lugar que deveria cuidar da saúde da população nesse estado.”
A Polícia Científica foi acionada e trabalha na perícia técnica no local.
Em nota, a Prefeitura de Artur Nogueira repudiou o furto e informou que estão previstas a instalação de câmeras de monitoramento nesta e em outras unidades de saúde, além da colocação de grades nas janelas da USF. Confira o posicionamento completo:
“A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque dos Trabalhadores está temporariamente suspenso nesta segunda-feira (26) em razão de um furto ocorrido no local.
Foram transportados computadores, materiais de auxílio à saúde, aparelhos de pressão e de destruição, além de danos causados à sala de enfermagem. Assim que a situação foi identificada pelos servidores nesta manhã, todas as precauções cabíveis foram exigidas imediatamente. A Polícia e a perícia já atuam na investigação do caso.
A Prefeitura reforça que a segurança das unidades de saúde é uma prioridade. O processo de compra de câmeras de monitoramento para todos os PSFs já foi iniciado, dentro de um planejamento estruturado para fortalecer a segurança e proteger o patrimônio público. Como planejado, em breve todas as unidades autorizadas os equipamentos, ampliando ainda mais as medidas de proteção.
Além disso, já estava previsto para esta semana a instalação de grades nas janelas da unidade do Parque dos Trabalhadores, reforçando a segurança do local. É importante destacar que as unidades de saúde do município estão passando por reformas: os PSFs do Bom Jardim e Coração Crianças já recebidos como melhorias e, no momento, os trabalhos estão concentrados no PSF Jardim Sacilotto — já em fase final. A unidade do Parque dos Trabalhadores também será contemplada com as melhorias programadas.
A Prefeitura repudia o ocorrido, reafirma o compromisso com a qualidade e a segurança dos serviços públicos e segue trabalhando para que o atendimento na unidade seja restabelecido o mais rápido possível”.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.