13/05/2026

“Dia do Torcedor na Escola” é aprovado através de Projeto de Lei na Câmara de Posse

Projeto da vereadora Claudia Pinho (PSD) propõe atividades sobre esporte, respeito e convivência entre estudantes

Da redação

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Posse aprovou, durante a 7ª Sessão Ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (11), o Projeto de Lei que institui o “Dia do Torcedor na Escola” nas unidades da rede municipal de ensino.

A proposta, de autoria da vereadora Claudia Pinho Lalla (PSD), prevê que a data seja celebrada anualmente em 26 de junho e passe a integrar o calendário oficial das escolas municipais.

De acordo com o texto aprovado, o objetivo é utilizar o esporte, especialmente o futebol, como ferramenta pedagógica para promover integração entre os estudantes, respeito entre torcidas, diálogo e combate à violência no ambiente esportivo.

Entre os objetivos definidos no projeto estão o incentivo à rivalidade saudável, o fortalecimento da empatia, entre outras ações de incentivo ao esporte.

“As atividades desenvolvidas durante o ‘Dia do Torcedor na Escola’ deverão ter caráter estritamente educativo”, destaca a vereadora.

Na justificativa da proposta, ela afirma que o futebol pode ser utilizado como instrumento para trabalhar valores dentro do ambiente escolar. “O futebol, sendo uma das práticas mais presentes na cultura brasileira, constitui-se como uma importante ferramenta pedagógica para trabalhar valores fundamentais, tais como a ética, o respeito às diferenças, a empatia e o espírito esportivo”, argumentou.

A parlamentar também destacou que a iniciativa busca transformar a paixão pelo esporte em reflexão sobre cidadania e convivência. “Ao permitir que o aluno vista a camisa de seu time e participe de rodas de conversa sobre o tema, a escola atua ativamente na reflexão sobre o combate à violência no esporte e ensina, na prática, a importância do respeito entre torcidas e opiniões diferentes”, completou.

Segundo o projeto, as ações poderão incluir atividades educativas, debates e dinâmicas relacionadas ao esporte e à cultura de paz no ambiente escolar. Agora, o texto segue para sanção do Executivo Municipal.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.